quinta-feira, 5 de maio de 2011

Papagaio-de-peito-roxo

O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) é uma espécie de papagaio sul-americana, que ocorre do Sul do estado brasileiro da Bahia ao Rio Grande do Sul, Paraguai e norte da Argentina. Actualmente está vulnerável de extinção.

Chega a medir até 35 cm de comprimento, de plumagem arroxeada no peito, com aspecto escamoso e uma gola de penas alongadas, loros, fronte, base do bico, encontro e espelho alar vermelhos. Também é conhecido pelos nomes de aiurueba, anacã, coraleiro, crau-crau, curraleiro, jureba, jurueba, papagaio-caboclo, papagaio-curraleiro, papagaio-de-coleira, paracuã, peito-roxo, téu-téu e xauá.




O papagaio-de-peito-roxo habita as matas secas e pinheirais do sudeste do Brasil, oeste do Paraguai e nordeste da Argentina. A sua alimentação faz-se à base de frutas locais e sementes.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes
Família: Psittacidae
Género: Amazona
Espécie: A. vinacea
A época de reprodução ocorre de Agosto a Dezembro. O casal constrói um ninho num tronco oco onde a fêmea põe dois ovos incubados ao longo de cerca de 30 dias.


Aespécie encontra-se ameaçada devido a caça de contrabando e destruição do habitat. Houve uma mudança no status da Lista Vermelha já que a população é maior do que esperava-se. Porém a população existente ainda é pequena e vulnerável.


Fontes:
  • (em inglês) BirdLife International (2004). Amazona vinacea. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 18.10.2007.
  • Wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário