quinta-feira, 5 de maio de 2011

Demora quanto tempo para o pêlo do cachorro crescer?

Nos caninos pode ser observado dois períodos de crescimento de pêlos,o primeiro começa com o grande aumento de horas de sol que se verifica na primavera. E o chamado período da muda da primavera, que acaba com a formação de uma pelagem curta e pouco densa, a pelagem de verão.

O segundo período inicia-se quando os dias ficam mais curtos. Corresponde à muda de outono, dando lugar á formação da pelagem de inverno, mais espessa, comprida e grossa.

Estes fenômenos registram variações de animal para animal. Alguns cães mudam lentamente durante o período longo, enquanto que em outros essa fase dura poucas semanas. No primeiro caso, tem-se a impressão que o cão perde pêlo sem cessar, ao passo que no segundo, a muda dá ao animal um aspecto miserável, que evidentemente é passageiro, com os pêlos caindo em grandes quantidades. Por outro lado, as mudas em um mesmo cão não acontecem sempre da mesma maneira durante toda a sua existência e, as condições em que ele vive (dentro de casa, aquecimento) têm uma grande influência na evolução deste fenômeno fisiológico. Freqüentemente interpretada como uma queda dos pêlos, a muda corresponde, na realidade, a um intenso crescimento de novos pêlos que leva à queda da antiga pelagem.

Outro fato importante é que Tanto a pele quanto o pelo de seu cão são bastante sensíveis.É aconselhável dar banho a partir dos 3 meses e num intervalo quinzenal.Recomenda-se a utilização de sabonete neutro.

Sabonetes e shampoos contra pulgas e carrapatos, só devem ser utilizados com indicação do médico veterinário.Não esqueça de colocar algodão nos ouvidos para evitar que entre água. E mesmo com algodão, tome bastante cuidado para não umedecer o ouvido pois isso poderá gerar uma série de complicações. Se no intervalo entre um banho e outro você achar que seu cão está com odor desagradável, é aconselhável polvilhar o pelo com bastante amido de milho ( Maizena® ou talco infantil) e depois escovar com uma escova bem macia no sentido do crescimento do pelo.Lembre-se que cães de pelagem longa requerem maiores cuidados como a tosa freqüente. Escolha sempre um dia ensolarado para dar banho no seu cão.

Escovar diariamente o animal para a retirada de pêlos mortos e poeira, e verificar a presença de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). Raças de pelagem longa recebem uma primeira tosa aos 3 ou 4 meses e depois, periodicamente (a cada 2 meses). Manter o pêlo curto no verão para evitar pulgas.


Com relação aos poodles a tosa deles geralmente é feita retirando praticamente todo o pêlo, a tosa não completa do pêlo geralmente é determinada pelo dono do cahorro, é só você falar q não quer deixá-lo "pelado" que o profissional deixará o pêlo numa altura razoável.

Os donos desses cachorrinhos maravilhosos geralmente relatam que após a tosa eles sentem vergonha e se escondem, na verdade o que seu cachorrinho está sentindo é frio!!! Os cães e gatos sentem temperaturas abaixo de 13°C e podem começar a tremer de frio literalmente, já que são animais homeotérmicos (termo mais antigo)ou endotérmicos (termo recentemente utilizado, ou seja, é uma característica de alguns animais que lhes permite manter sua temperatura corporal relativamente constante à causa de uma alta taxa metabólica gerada pela intensa combustão de alimento energético nas células. A endotermia é mantida através da homeostase térmica, que é conseguida através do controle das suas taxas metabólicas. Com relação à tosa e ao chamado "enrolamento" dos pêlos do poodle não há uma relação direta, os pêlos normalmente enrolam pela falta de escovação diária dos pêlos e cuidados especiais que essa raça necessita, outra coisa a característica da pelagem do cachorro ser lisa ou enrolada é determinada pelas características genéticas da raça e não pela tosa.

Um comentário:

  1. Tosei meu cachorrinho ele tem 2 meses e pouco e queria sabe se vai demora para cresce os pêlos dele Pq ele parecia um bola de pêlo e agora está feio😥😥😥😥

    ResponderExcluir