quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adesivo anticoncepcional como usar!

O adesivo anticoncepcional transdérmico é mais uma modalidade de anticoncepcional hormonal reversível de alta eficácia à disposição da mulher. Como a pílula anticoncepcional, ele contém dois hormônios (estrogênio e progestogênio) que são absorvidos através da pele de maneira eficiente e prática.
EVRA é o primeiro e único adesivo anticoncepcional transdérmico disponível para uso clínico. Produzido por Janssen-Cilag Farmacêutica, ele é fino, do tipo matricial (dispensa reservatório para os hormônios) e tem uma superfície de contato de 20cm2 de área. EVRA é composto por três camadas: uma camada externa de revestimento flexível que confere o suporte estrutural e protege a camada intermediária; uma camada adesiva intermediária que contém os hormônios etinil-estradiol (EE) e norelgestromina (NGMN), e uma terceira camada, transparente, que protege a camada adesiva e é retirada pouco antes da aplicação.

Cada adesivo contém 0,60mg de EE e 6,00mg de NGMN e libera na circulação sanguínea 20 e 150mcg do respectivo hormônio a cada 24 horas.
Pelo fato de serem absorvidos através da pele e não passarem pelo fígado antes de exercer sua ação, ao contrário do que ocorre com a administração de hormônios pela boca, a via transdérmica tem a vantagem de não sobrecarregar o fígado e de precisar, por isso, doses totais significativamente menores de hormônios para manter os níveis hormonais necessários para garantir o efeito anticoncepcional de alta eficácia. O adesivo é um quadrado de cantos arredondados com, aproximadamente, 4,5x4,5cm, muito fino e de um poliéster transparente, flexível, muito resistente e impermeável, que impede que a umidade e impurezas interfiram com os hormônios e sua absorção. O EE é o estrogênio utilizado na maioria das pílulas anticoncepcionais e a NGMN é o metabólito ativo do norgestimato, um progestagênio moderno e sem ação androgênica. Ambos são esteróides sintéticos de comprovada atividade farmacológica. A NGMN, além de já testada como anticoncepcional, pelas suas características é também empregada no tratamento de reposição hormonal em mulheres no climatério.
Fonte: www.anticoncepção.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário