sábado, 21 de maio de 2011

Malhar no Inverno é Ótimo para a saúde

De acordo com a Associação Brasileira de Academias, durante o verão, o movimento nas academias de ginástica é 30% maior do que observado em todas as outras três estações do ano. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as pessoas só praticam alguma atividade física, visando à boa forma física, negligenciando as outras vantagens proporcionadas pelo treino. A procura pelas academias é ainda menor durante o inverno, por dois motivos: pelo fato de o corpo não estar tão à mostra quanto na estação mais quente e pela preguiça de enfrentar o frio e suar bastante nos treinos.


Realmente o frio tem efeito sobre a nossa disposição para desempenhar qualquer atividade: academia, trabalho, passeio... Mas esse processo é explicado pela ciência: para manter nossa temperatura interna estável, sempre gastamos energia. No frio, esse gasto aumenta e, por isso, o nosso corpo tende a preferir o repouso e a consequente conservação energética, preservando nossas reservas.

O metabolismo funciona mais devagar e a menor disposição se instala. Por esta razão, a vontade de praticar esportes é muito maior nos dias mais quentes. Mas ter preguiça em níveis extremos não faz bem à saúde.

Aliado ao problema da “moleza natural”, o inverno ainda tem outra característica que, quando mal observada, prejudica nosso organismo: nessa estação tende-se a comer mais. Com isso, os quilos extras e o sedentarismo aparecem. Nesse período, o chamado efeito sanfona, no qual o corpo ganha e perde quilos com maior facilidade, acontece com maior frequência. O que compromete decisivamente a saúde do indivíduo a longo prazo.

Para evitar a tentação da preguiça, confira algumas vantagens do exercício físico no inverno:

A queima de calorias é maior: com as baixas temperaturas, o nosso organismo necessita de mais energia para se manter funcionando. Logo, qualquer esforço feito demanda um maior gasto calórico. É por essa razão que quem vive em países mais frios sofre com o calor no verão: o corpo não está acostumado e responde com o cansaço fácil.

Previne problemas respiratórios, comuns no inverno: a prática de exercícios ajuda o organismo a ficar mais resistente. A imunidade aumenta e gripes e resfriados ficam mais longe. A alimentação também é fundamental nessa função.

Durante o inverno, o treino pode ser ampliado sem problemas: com o frio, o nosso corpo demora mais a ficar esgotado e o nosso batimento cardíaco se mantém mais baixo. Tudo isso favorece, e muito, o aumento do ritmo da atividade física.

No inverno também é recomendado que o indivíduo prefira o período da manhã para treinar. Com um café da manhã reforçado e com qualidade e uma boa série de alongamentos, os resultados são muito positivos. A boa alimentação e o bom sono também favorecem a disposição para queimar calorias e aumentar a autoestima nos meses mais frios do ano.


Fonte: saude plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário