sábado, 21 de maio de 2011

Atividade Física contribui na cura da gripe

Uma investigação divulgada pelo American College of Sports Medicine chegou à conclusão de que a prática de esportes é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas da gripe. Essa novidade é justificada pelos cientistas pelo fato de que a atividade física estimularia as células do sistema imunológico, favorecendo a luta do organismo contra a infecção.

A descoberta bota em cheque uma velha desculpa de praticantes da malhação para interromperem os seus treinos em virtude da doença. Algumas pessoas chegam a ficar várias horas na cama sem que a gripe seja tão severa e acabam perdendo uma ótima motivação para se exercitarem. Se a atividade for realizada de forma moderada, pode favorecer a melhora e ajudar a reduzir os sintomas mais incômodos.


Caso o praticante mantenha os mesmos cuidados mantidos no dia a dia para evitar a contaminação de outras pessoas, a academia pode ser frequentada sem nenhum problema por quem estiver gripado. Evitando assoar o nariz perto de aglomerações de pessoas e levar sempre as mãos à boca antes de espirrar ou tossir é possível evitar a transmissão do vírus.

Na malhação para os gripados a hidratação é ainda mais importante. Tanto as gripes, quanto a atividade física, estimulam o aumento do calor produzido pelo corpo e a ingestão abundante de líquidos pode garantir a manutenção da temperatura corporal ideal.

Se a gripe estiver muito forte, quando o paciente apresentar febre alta, fraqueza e dores no peito, não tem jeito: a receita é de repouso absoluto, sem qualquer atividade física. Se o gripado não descansar, a doença pode até progredir para algo mais grave.

A consulta ao médico é indispensável em toda gripe, sobretudo quando houver forte sensação de fraqueza e febre alta. Evitar a automedicação também. Mas é importante não desistir de reagir contra a doença, mesmo com todos os incômodos gerados pela doença. Neste sentido, a atividade física leve pode ser útil.


Fonte:Universidade Americana de Medicina Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário