domingo, 5 de junho de 2011

Tricofagia, mania de arrancar e comer cabelo

Tricotilomania é uma compulsão que consiste em arrancar os próprios fios, normalmente são os cabelos. Outra compulsão correlacionada é a Tricofagia: o indivíduo ingere o fio arrancado. Alguns picotam os fios com os dentes antes de ingeri-lo, outros, os engolem inteiros.


Houve um caso no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/SP, que foi necessária uma cirurgia para retirar o acúmulo de fios de cabelos que tomou o formato do estômago da paciente.

A ansiedade favorece comportamentos atípicos para os pacientes aliviarem-se de suas tensões, que por sua vez, até lhe oferecem prazer momentâneo, porém estão sujeitos a adquirir doenças graves, como uma destas.

Segundo a paciente E.C., 33 anos, que sofre de Tricotilomania e Tricofagia, tudo começou quando por um acaso pegou um fio de seu cabelo e o mordeu. Na época, estava com 13 anos, desde então, sofre deste Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

Resistir ao impulso de arrancar os cabelos é algo quase incontrolável, apesar de os pacientes serem conscientes dos danos causados à sua saúde, como: problemas estomacais; intestinais; capilares; irritação nas gengivas devido aos pequenos pedaços de fios de cabelo dentre os dentes e por debaixo da gengiva. Além destes, há os danos psicológicos: o paciente sente-se impotente, culpado, sente até nojo de si mesmo, priva-se do contato social temendo ser julgado, o que acontece quando as pessoas desconhecem esta patologia.

Como em quase todas as doenças psicológicas, os pacientes que sofrem de Tricofagia são resistentes a reconhecer que precisam de ajuda profissional.

Nem sempre é possível detectar visualmente um paciente que sofre deste transtorno, pois ele evita arrancar os cabelos publicamente (o que nem sempre consegue), e ainda, as falhas capilares são normalmente na região da nuca.




Fonte: blig.ig.com

3 comentários:

  1. eu sofro de mal , comecei a pesquisar na internet sobre essa doença e descobrir que sofro disso a mais de 15 anos , eu arranco meus cabelos os mais grossos e depois como a raiz só a raiz . hoje faz 3 dias que não arranco nenhum fio , minha cabeça está quase sem cabelos ,e resolvi que não vou mais arrancar nenhum fio quando sinto vontade prendo as maãos e conto até 10. a vontade passa sempre tive o cabelo lindo hoje oho no espelho e vejo uma coisa horrivél mais ele vai voltar a crescer tenho muita força de vontade e vou conseguir para com esse vicío ,voltarei aqui para dizer que meu cabelo cresceu e que estou curada para sempre
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. tbm sofro com esse terrivel mal arranco e como os fios de cabelos a mais de 15 anos no começo eu so enrolava os fios com os dedos e depois arrancava agora arranco e como os fios,é muito deficil parar com esse vicio sou muito ansioso sempre que tenho uma tenção ñ me controlo e começo a arrancar fio por fio depois vejo o estrago q fiz na minha cabeça e cobro com o boné,vou fazer de tudo para parar com isso.

    ResponderExcluir
  3. tava pesquisando na net e vi que precisa fazer uma cirurgia para tirar a bola de pelo que se cria no estomago...gente eu vou procurar um psicologo isso ta acabando com minha vida.

    ResponderExcluir