Agenda - Agende as sessões de exercícios cuidadosamente para evitar as temperaturas mais altas, marcando esses treinos para o horário da manhã e da tarde, evitando assim o horário de pico.
Monitore - os atletas que apresentam alto risco. Técnicos, atletas e preparadores físicos devem aprender quais são os sinais e sintomas das graves doenças causadas pelo calor e devem monitorar os que podem apresentar o risco. Atletas que estiveram doentes recentemente, por exemplo, com gripe ou lesão muscular, aqueles com história de doenças provocadas pelo calor, os que não estão aclimatados ao exercício sob calor e aqueles que são altamente motivados para serem bem-sucedidos nos respectivos esportes correm mais risco.
Sinais de Possível Exaustão pelo Calor:
- Freqüência cardíaca alta
- Cefaléia
- Tontura/desmaio
- Náuseas/vômitos
- Marcha instável
- Fraqueza
- Cãibras musculares
- Calafrios, tremores
- Sinais de Provável Choque Térmico (Insolação):
- Pulso fraco e rápido
- Alterações no sistema nervoso central
- Confusão/desorientação
- Agitação/agressividade
- Olhar parado /apatia
- Comportamento irracional
- Marcha cambaleante
- Delírio
- Convulsões
- Falta de respostas, coma
- Pele quente e úmida ou pele seca
- Vômitos
- Evacuações involuntárias
- Hiperventilação
Aclimatar e Ajustar - as roupas usadas e os exercícios ao clima. Reserve no mínimo 8 -14 dias para a aclimatação, aumentando gradualmente o tempo e a intensidade do exercício sob calor. Reduzir a intensidade do trabalho e o tempo da exposição ao calor em condições extremamente quentes e úmidas. Use roupas claras e soltas.
Recuperar e Repor - A recuperação deve ocorrer em ambiente fresco por um tempo suficiente para diminuir a temperatura corporal. Lembre-se também de beber durante o exercício para repor os líquidos e eletrólitos. Bebidas esportivas podem ajudar a repor os líquidos e minerais perdidos pelo suor.
Pense - em procedimentos de emergência para resfriar os atletas que possam sofrer as doenças causadas pelo calor. Tenha planos prontos para rapidamente adotar procedimentos eficazes para resfriar o organismo, principalmente por meio da imersão do atleta em água fria ou gelada.
Fonte: GSSI Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário