domingo, 18 de outubro de 2009


A doença periodontal é uma das principais causas de perda dentária em adultos.

A doença periodontal nos estágios inicial e moderado exibe poucos sintomas, ou até mesmo nenhum. Os sinais de alerta da doença periodontal avançada podem incluir: gengiva vermelha, inchada, com ou sem sangramento gengival; mau hálito persistente; dentes permanentes com mobilidade ou separação; ou mudanças no modo como os dentes se encaixam quando você morde.
As doenças das gengivas são freqüentemente silenciosas, não provocando dor. No entanto, o seu estado está intimamente ligado ao suporte do dente e sua manutenção. Os tipos de doença das gengivas mais comuns são a gengivite e a periodontite.

Gengivite
A gengivite é uma inflamação das gengivas. É muito freqüente e fácil mente tratável. Indolor. Na maioria dos casos é devida normalmente a maus cuidados de higiene. Tanto a gengivite como a periodontite têm origem em bactérias da placa bacteriana. Por isso a visita a um dentista é tão importante para a manutenção da saúde oral.

Periodontite
A periodontite é a principal causa de perda de dentes entre a população adulta.
Quando ocorre não são sós as gengivas que são afetadas, mas todo o periodonto que é o tecido de sustentação do dente no seu alvéolo. Havendo destruição do periodonto perde-se a ligação da raiz do dente ao osso. A conseqüência é a perda do dente mesmo que se apresente sem cárie. É um processo normalmente indolor e irreversível se não for tratado a tempo. Uma forma importante de prevenir a periodontite é fazer a profilaxia e raspagem de tártaro regularmente.

Não subestime este procedimento se tem amor aos seus dentes.
Prevenir é melhor do que tratar. Embora o tratamento da periodontite seja possível, depende muito de ser diagnosticada a tempo de salvar os seus dentes.

Dra. Fernanda Belotti
Cirurgiã Dentista
Laser e Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário