sexta-feira, 13 de maio de 2011

Estrias, um mal que assombra as mulheres

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).

As estrias são linhas avermelhadas ou arroxeadas que após algum tempo tornam-se brancas.

São causadas pelo "esticamento" da pele, ou seja pela hiper extensibilidade da pele e isso se dá pelo aumento de peso, uso de alguns medicamentos que retém líquidos como anticoncepcionais, corticosteróides (corticóides), gravidez, efeito sanfona (engorda e emagrece), excesso de exercício, como na musculação etc.


O tratamento pode começar com medidas simples como:
hidratação diária da pele, desde que os produtos contenham substâncias ativas para tal função como os chamados redensificadores dérmicos – que fornecem colágeno e elastina à estrutura cutânea;
ingestão de líquidos como sucos de frutas que sejam ricos em vitaminas A, C e E que ajudam na formação do colágeno, e muita água (recomendado a ingestão de 2 a 3 litros por dia).

Dentre os tratamentos estéticos podem ser feitos na pele com estrias:
Laser;
Ácido Retinóico;
Peeling químicos ;
Microdermo abrasão (são microcristais de óxido de alumínio que causam pequenas feridas na pele com estrias, ocorrendo a regeneração da pele posteriormente);
Lifting com corrente galvânica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário